Solo
Ben
(Pop Estados Unidos por 1 semana em outubro de 1972);
A primeira gravação solo de Michael a chegar ao topo das listas mundiais é uma canção de amor escrita para um rato, apesar de não se poder deduzir isso pela letra. A música foi composta por Don Black e Walter Scharf como tema de um filme de terror que tem o mesmo nome. No enredo, a história de um rapaz desajustado cujo melhor amigo é um roedor. O longa-metragem encalhou nas bilheterias, mas a trilha-sonora foi um sucesso de vendas. A canção "Ben" recebeu uma indicação para o Oscar.
Don't Stop 'Till You Get Enough
(Pop Estados Unidos por 1 semana em outubro de 1979 / R&B por 5 semanas);
Lançada como primeiro compacto do álbum Off The Wall, "Don't Stop 'Till You Get Enough" é a primeira canção composta exclusivamente por Michael Jackson. O cantor também se empenhou na produção musical, que assina junto com Quincy Jones. Para a faixa, Michael experimentou uma introdução de dez segundos sussurrada para alimentar uma atmosfera de sensualidade antes de cair na melodia. A canção ganhou o Grammy de "Performance Vocal R&B" e ainda foi indicada na categoria "Gravação Disco". Também concorreu ao American Music Awards de "Compacto Soul/R&B".
Rock With You
(Pop Estados Unidos por 4 semanas em janeiro de 1980 / R&B por 6 semanas);
Em "Rock With You", Jackson segue a vertente musical de sucesso do compacto anterior ("Don't Stop 'Till You Get Enough"), abordando temas adultos. Na composição de Rod Temperton, o cantor abusa dos falsetes vocais, com timbres consideravelmente tranqüilos e sensualidade calculada. O título da música, "I Wanna Eat You Up" ("Quero Te Comer", em português), foi modificado a pedido de Michael antes da gravação. A canção integra a lista "100 Melhores Canções Pop do Milênio" divulgada pela Rolling Stone em 1999, em parceria com a MTV.
One Day In Your Life
(Pop Reino Unido por 2 semanas em julho de 1981);
A primeira canção de Michael a chegar ao topo das listas no Reino Unido foi gravada seis anos antes de ser lançada como compacto. "One Day In Your Life" é uma das faixas do álbum Forever, Michael, prensado originalmente pela Motown em 1975. Na época, a canção teve o lançamento cancelado depois do desempenho desconcertante de "We're Almost There", a primeira música do disco a ganhar as rádios. Com o sucesso internacional de Off The Wall pela Sony Music em 1980, a antiga gravadora do astro deu nova chance à canção, composta por Renee Armand e Sam Brown.
The Girl Is Mine
(R&B Estados Unidos por 3 semanas em dezembro de 1982);
O compacto de lançamento do álbum Thriller, "The Girl Is Mine", é um dos três duelos musicais gravados por Jackson e Paul MacCartney nos Anos 80. Na canção, composta por Michael, os dois astros travam um cabo-de-guerra verbal na disputa pelo amor de uma jovem. Foi indicada ao Grammy de "Melhor Performance Vocal Pop em Duo ou Grupo" em 1984.
Billie Jean
(Pop EUA por 6 semanas em março de 1983 / R&B por 9 semanas / Pop Reino Unido por 1 semana);
"Billie Jean" relata a história de um homem acusado falsamente de ser o pai de uma criança - uma história vivida por Jackson em 1981, quando uma fanática passou a persegui-lo clamando que ele assumisse a paternidade do filho dela.
Com "Billie Jean", Jackson tornou-se o primeiro cantor da história a conquistar a primeira posição nas listas Pop e R&B dos Estados Unidos e Reino Unido simultaneamente. A canção chegou ao topo em outros sete países: Austrália, Canadá, Espanha, França, Irlanda, Itália e Suíça.
O compacto conquistou os Grammys de "Performance Vocal R&B Masculina" e "Canção R&B"; e foi indicado na categoria "Canção do Ano" em 1983. Ainda integra, no quinto lugar, a lista "100 Melhores Canções Pop do Milênio" divulgada pela Rolling Stone em 1999, em parceria com a MTV.
Beat It
(Pop Estados Unidos por 3 semanas em maio de 1983 / R&B por 1 semana);
"Beat It" é um clássico do Rock and Roll da década de 80. A música é um protesto contra a briga de gangues de rua que era muito comum na época. A música se tornou o segundo maior sucesso da carreira do cantor. Teve a participação especial do guitarrista, Eddie Van Halen, que fez um dos melhores solos de guitarra da história em Beat It. Com a música, Michael fez rádios de rock, na época orientadas a um público essencialmente branco, tocarem a canção de um negro; e fez rádios de black music tocarem rock. Um feito inédito até então.
0 comentários :
Postar um comentário