Good Girl Gone Bad é o terceiro álbum de estúdio da cantora Rihanna, lançado a 5 de Junho de 2007, nos Estados Unidos da América. Este álbum inclui singles como Umbrella, primeiro single do álbum, com a participação do rapper Jay-Z, canção que ficou em primeiro lugar durante dez semanas no Reino Unido e oito semanas na Billboard, conquistando ainda o primeiro lugar em cerca de vinte e duas paradas internacionais, para além disso, o álbum na primeira semana vendeu mais de 968.000 cópias. O álbum foi certificado com três platinas pela RIAA. O segundo single foi "Shut Up And Drive", que ficou na posição #15 na Billboard, mostrando o estilo rock da cantora, seguindo-se "Don't Stop the Music", single de estilo dance, foi lançado inicialmente na Europa. Na América, foi lançado como quarto single, alcançando a terceira posição na Billboard. O quarto single lançado "Hate That I Love You", que conta com a participação de Ne-Yo, alcançou a 7ª posição na Billboard, e foi o terceiro single da cantora lançado na América.
Em Março de 2008, foi lançado como single, "Take a Bow" que ficou em primeiro na Billboard Hot 100, single este que marcou o relançamento do álbum , com título renovado para Good Girl Gone Bad: Reloaded, lançado a 17 de Junho de 2008. "If I Never See Your Face Again" foi o single seguinte, contando com a participação da banda Maroon 5, alcançou a quinquagésima primeira posição na Billboard. Junho de 2008, é lançado o sétimo single do álbum e o terceiro e última novidade do relançamento, "Disturbia". Alcançou a primeira posição em todas as tabelas da Billboard em que entrou, sendo o terceiro single do álbum a alcançar o topo da tabela. Finais de 2008, é lançado o sétimo single do álbum, "Rehab". Entrou nas tabelas americanas, atingindo a décima oitava posição na Billboard Hot 100.
Em Janeiro de 2009 é lançado um álbum de remixes a partir do álbum original, intitulado Good Girl Gone Bad: The Remixes. O álbum contém remixes, nunca lançados antes. São faixas de rádio editadas, como Umbrella, Disturbia e Don't Stop The Music com mistura dance, editado nos Estados Unidos da América, correndo alguns países da Europa, incluídas num álbum que entrou em paradas da Billboard, directamente para a centésima sexta posição da Billboard 200.Produção e tema
Após o seu segundo álbum, A Girl Like Me, Rihanna começou a trabalhar com compositores e produtores, logo no início de 2007. A cantora passou a semana dos Grammys 2007 com o cantor e compositor Ne-Yo, que trabalha para a mesma editora, Def Jam, para que o cantor a acompanhasse na produção do álbum, pois o cantor escreveu com Rihanna o single "Unfaithful", então o cantor aconselhou-a a ter aulas de canto com ele.[10] Para além do cantor, colaboraram também com a cantora, Evan Rogers e Carl Sturken, o produtor Sean Garrett e a equipa de produção norueguesa Stargate, que já tinha colaborado em outras alturas com Rihanna.[10] Timbaland, Will.I.Am e J.R. Rotem também foram propostos para trabalhar em estúdio.[10]
A maioria das faixas do álbum foram gravadas em Los Angeles, na California, paralelamente as sessões de gravação do segundo álbum da cantora, em fase de conclusão previsto para Fevereiro de 2007.
Sozinha, Rihanna começou a trabalhar no álbum, inspirada em Afrodisiac, álbum da cantora Brandy Norwood de 2004.
O género do novo álbum é considerado um novo rumo parra a cantora, favorecendo o número de danças, que vai seguir a natureza de melodias de dança electrónica, como o antecessor, juntado R&B e baladas.Durante uma outra entrevista para a estação de rádio do Reino Unido, Capital FM, Rihanna explicou o significado que esta por detrás do título do álbum:
Música
Estilo
O novo álbum trouxe um novo ritmo e imagem a Rihanna. Continuando nos ritmos dançantes, mistura-se o género R&B. Deixando os ritmos pop dos outros álbuns, este novo apostou no desenvolvimento de um estilo de música mão tão usado pela cantora.
O álbum não aprofunda só o género predominante, como também estreia o rock, nas características musicais da cantora, embora predominante seja apenas uma das quinze faixas padrão, levando a descobri também o synthpop e a música electro.
Sintetizadores e guitarras foram alguns dos instrumentos mais usados no álbum, para concluir uma combinação de música R&B com géneros electrónicos e de soul.
Promoção
Aparências
A cantora, para promover o seu álbum, apresentou-se formalmente à volta do Reino Unido, incluindo actuações em Preston. Num mini/promocional concerto, fez a actuação de "Umbrella", "Shut Up And Drive" e "Breakin' Dishes". Nos Estados Unidos da América, actuação de "Umbrella" nos MTV Movie Awards 2007, "Hate That I Love You" nos America Music Awards 2007, e nos Grammys Awards 2007 as canções "Umbrella" e "Don't Stop The Music". Em 2008, nos MTV Video Music Awards, Rihanna fez a primeira actuação da canção "Disturbia" e de "Rehab" nos American Music Awards. Entre outras actuações em cerimónias e concertos.
The Good Girl Gone Bad Tour
Rihanna em 15 de Setembro de 2007, embarcou numa digressão mundial, três meses depois do lançamento do álbum. Consistiu em setenta e nove actuações e terminou em 13 de Maio de 2008. A primeira fase foi no Canadá, que consistiu em onze actuações em volta do mundo com Akon, mais tarde e sem Akon, em volta dos Estados Unidos da América, Europa, Oceania, África e Ásia.[21] Durante a sua digressão, houve também actuações de Akon, Ciara e David Jordan.[21]
Lançamento e recepção
Good Girl Gone Bad tornou-se um dos álbum mais vendidos de 2007, vendendo mais de 968.000 cópias na primeira semana de lançamento, e sendo certificado com três platinas pela RIAA. O álbum, em termos de vendas globais, vendeu mais de onze milhões novecentas e vinte mil cópias. Vendendo mais de dois milhões de cópias nos Estados Unidos da América.
No Reino Unido, o álbum foi o primeiro álbum de Rihanna, a vender cinquenta e três mil cópias na primeira semana, tornando-se número um na tabela do país. No fim de 2007, vendeu mais de quinhentas e sessenta mil cópias, tornando-se o sétimo álbum mais vendido do ano. Desde aí, foram atribuídas quatro platinas ao álbum e vendeu mais de um milhão duzentos e setenta e seis mil trezentas e quarenta e sete cópias, incluíndo as vendas da reedição. [22] O álbum subiu à posição doze e mais tarde à segunda posição, após o lançamento da sua reedição.[28] O álbum ainda se encontra na tabela do Reino Unido, somando noventa e seis semanas de presença.[28]
Nos Estados Unidos, o álbum vendeu mais de dois milhões de cópias.[24] Estreou na segunda posição na tabela do país, vendendo cento e sessenta e oito mil cópias na primeira semana.[24][3] Na Billboard 200, permanece no top cem a noventa e seis semanas, tendo atingindo a segunda posição da tabela.[29]
No Canadá, vendeu mais de duzentas e trinta e duas mil cópias durante o ano de 2007, sendo o sexto álbum mais vendido do ano.[30] Foi certificado com três platinas, com vendas totais a rondar as trezentas mil cópias, apenas nesse país.
Na Europa, o álbum foi premiado com três platinas pela IFPI, por ter vendido três milhões de cópias, sendo um dos álbuns mais vendidos no continente em 2007.
Singles
O primeiro single do álbum, "Umbrella", foi lançado durante Março de 2009 nos Estados Unidos, e mais tarde em Maio no resto do mundo. Foi número um na Billboard, com início a 9 de Junho de 2007, até fazer sete semanas.[33] A canção permaneceu em primeiro na tabela do Reino Unido, UK Singles Chart, por dez semanas consecutivas, sendo o single com mais tempo na primeira posição da década.[34] Ficou posicionado na primeira posição em vinte sete países em volta do mundo, tendo vendido seis milhões e seis mil unidades em torno do mundo, sendo o mais vendido no primeiro trimestre de 2008.[35] "Shut Up And Drive", segundo single, realizado em Agosto de 2007. Mesmo não se tendo posicionado como "Umbrella", alcançou o top cinco de países como Austrália, Finlândia, Irlanda e Reino Unido, e no top vinte de países como os Estados Unidos.[36] O terceiro single na Europa, quarto na América, "Don't Stop The Music", foi considerado outro single com sucesso, ficou no topo de dez tabelas e ficou colocado em terceiro na Billboard, de resto, ficou posicionado no top dez de vinte cinco países.[37] Quarto single na Europa, terceiro na América, "Hate That I Love You", com a participação de Ne-Yo, ficou no top dez da Billboard, em sétimo, e ficou no top vinte de outros quinze países.[38]
"Take a Bow", primeiro single do relançamento do álbum, quinto no geral, foi número um no Reino Unido, Canadá, Irlanda e Estados Unidos, e posicionou-se no top dez em treze países.[39] O single também foi reconhecido por ter sido a maior subida ao número um no Canadá, e a terceira maior subida nos Estados Unidos, na Billboard, sendo o segundo single do álbum a alcançar a primeira posição.[40] Na América Latina e em Espanha o primeiro single da reedição foi a versão espanhola de "Hate That I Love You" com David Bisbal.[41] O segundo single do relançamento, sexto no geral, "If I Never See Your Face Again", foi um remix rock com Maroon 5, ficou posicionado em quinquagésimo primeiro nos Estados Unidos e foi top quarenta em vários países da Europa e no Canadá.[42] O terceiro e último single do relançamento e sétimo no geral, "Disturbia", foi realizado em Junho de 2008, foi número um na Billboard e noutros países, como Canadá e Reino Unido. Foi o terceiro single número um do álbum nos Estados Unidos, Billboard. Ficou posicionado em mais dezoito países.[43] "Rehab, o oitavo single, que foi lançado ao invés de "Breakin' Dishes" que foi substituído. Estreou nas rádios do Reino Unido em Outubro, ficou no top vinte da Billboard, alcançando a posição dezoito.[44] Ficou no top dez de outros países como Bulgária, Alemanha e Áustria.[45]
Uma canção lançada oficialmente pela editora, Def Jam, para nono single do álbum é "Breakin' Dishes"[46] Embora antes tenha entrado na tabela de outros países[47] , nomeadamente na Billboard.[4]
Recepção da crítica
A resposta da crítica ao álbum Good Girl Gone Bad, foi muito positiva, com uma nota média de 72% baseada em 17 análises no Metacritic, que transforma todas as classificações em percentagens até cem por cento.[48] Entertainment Weekly descreveu o álbum como um "empréstimo" do género R&B da década de 90 para o tornar num álbum "delicioso" do Verão.[49]
A Yahoo Music descreveu o álbum como um álbum de classe, de profundidade e seriedade difícil trituração, considerando uma grande transformação da cantora com potencial para se tornar numa estrela ainda maior.[50]
Andy Kellman da AllMusic descreveu como um bom álbum pop de 2007, com doze single potenciais em alguns territórios.[51] Enquanto que Kelefa Sanneh de New York Times descreveu o álbum, como cientificamente editado para criar hits.[52]
A Pitchfork Media classificou o álbum como "inesperado e variado", como uma fonte de música que se possa ouvir.[53] A revista Time, nomeou o álbum, como um "dos mais sexy de 2007", falando também de "Umbrella".[54]
A Boston Globe referiu-se a Good Girl Gone Bad, como um álbum onde "o mal nunca tinha soado tão bem", tendo afirmado que a cantora, com este álbum, estava a "bloquear o verão". Considerando um dos melhores álbuns lançados em 2007.[55]
O álbum, entre outras indicações e prémios, recebeu seis nomeações em 2008, nos Grammy Awards, nas categorias de Best R&B Song, Best R&B Performance by a Duo or Group with Vocals por "Hate That I Love You", Best Dance Recording por "Don't Stop the Music", Record of the Year, Song of the Year, Best Rap/Sung Collaboration por "Umbrella", tendo vencido nesta última categoria. Em 2009 o álbum continua a receber indicações, nomeadamente nos Grammy, juntando mais três nomeações, perfazendo nove no total.[56][57]
Faixas
Edição Padrão
- "Umbrella" (com Jay-Z) (Christopher Stewart, The Dream, Kuk Harrell, Jay-Z) – 4:35
- "Push Up On Me" (J. R. Rotem, Makeba Riddick, Lionel Richie, Cynthia Weil) – 3:15
- "Don't Stop the Music" (Stargate, Michael Jackson) – 4:27
- "Breakin' Dishes" (Christopher Stewart, The Dream) – 3:20
- "Shut Up and Drive" (Carl Sturken e Evan Rogers, Stephen Morris, Peter Hook, Bernard Sumner, Gillian Gilbert) – 3:33
- "Hate That I Love You" (com Ne-Yo) (Ne-Yo, Tor Erik Hermansen, Mikkel S. Eriksen) – 3:39
- "Say It" (Makeba Riddick, Quaadir Atkinson, Ewart Brown, Clifton Dillon, Lowell Dunbar, Brian Thompson) – 4:10
- "Sell Me Candy" (Terius Nash, Makeba Riddick, Timbaland) – 2:45
- "Lemme Get That" (Terius Nash, Timbaland, Jay-Z,) – 3:41
- "Rehab" (Justin Timberlake, Timbaland, Hannon Lane) – 4:54
- "Question Existing" (Shaffer Smith, Shea Taylor, Shawn Carter) – 4:06
- "Good Girl Gone Bad" (Shaffer Smith, Tor Erik Hermansen, Mikkel S. Eriksen, Lene Marlin) – 3:33
- Faixas Bónus
- "Cry" – 3:55 (Faixa Bónus do Japão)
- "Haunted" – 4:09 (Faixa Bónus do Japão)
Deluxe Edition featuring Dance Remixes
Foi lançada uma versão especial do álbum, com o título Good Girl Gone Bad: Deluxe Edition Featuring Dance Remixes.[58]
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Good Girl Gone Bad:Reloaded
A Junho de 2008, Rihanna relançou o seu terceiro álbum de estúdio, intitulado Good Girl Gone Bad:Reloaded. O álbum inclui as doze faixas mais três faixas inéditas. "Take a Bow", que ficou em 1º lugar por uma semana na Billboard Hot 100 tornando-se seu terceiro #1 na parada,[59] "If I Never See Your Face Again" uma edição especial para o relançamento dos álbuns de Rihanna e Maroon 5, e em terceiro "Disturbia", escrita por Rihanna e Chris Brown que alcançou o topo da Billboard Hot 100.[60]. Além de três faixas inéditas, a edição especial que traz o lançamento do primeiro álbum de vídeo da cantora, contém ainda os sucessos da versão original do álbum, como "Umbrella" e "Don't Stop the Music". O relançamento do álbum, fez com que este subisse da posição #124 para #7, numa semana na Billboard 200, devido ao ter vendido 63.000 cópias numa semana[61] mas o lançamento das três novas faixas também bateram recordes na Billboard, como ter conseguindo colocar 2 singles no Top 5 por três semanas consecutivas Take a Bow (#2, #4 e #4) e Disturbia (#4, #3 e #2).[62] Devido às vendas do álbum, nos EUA foi lançado o Good Girl Gone Bad: Reloaded Deluxe Edition, uma nova versão do Reloaded, que contém as doze faixas iniciais, as três relançadas e mais uma, "Cry", num conjunto de dois discos.[63]
Edição Padrão do Reloaded
- "Umbrella" (com Jay-Z) – 4:36
- "Push Up on Me" – 3:15
- "Don't Stop the Music" – 4:27
- "Breakin' Dishes" – 3:21
- "Shut Up and Drive" – 3:33
- "Hate That I Love You" (com Ne-Yo) – 3:39
- "Say It" – 4:11
- "Sell Me Candy" – 2:46
- "Lemme Get That" – 3:41
- "Rehab" – 4:55
- "Question Existing" – 4:07
- "Good Girl Gone Bad" – 3:33
- "Disturbia" (Rihanna, Andre Merritt, Chris Brown) – 3:59
- "Take a Bow" (Ne-Yo, T.E. Hermansen, M.S. Eriksen) – 3:49
- "If I Never See Your Face Again" (Maroon 5 feat. Rihanna) (Adam Levine, James Valentine) – 3:18
- Faixas Bónus
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Good Girl Gone Bad: Reloaded (Edição CD/DVD)
Good Girl Gone Bad: Reloaded foi lançado, por tempo limitado, na Europa e na América, como um pack especial de álbum (Good Girl Gone Bad: Reloaded) e álbum de vídeo, intitulado "Good Girl Gone Bad Live".[64]
Good Girl Gone Bad Live
Para tornar numa edição especial o relançamento do Good Girl Gone Bad: Reloaded, Rihanna lança juntamente ao álbum de estúdio o seu primeiro álbum de vídeo. Good Girl Gone Bad Live foi lançado em Junho junto com o Reloaded e, na primeira semana, obteve logo resultados, como no Brasil que vendeu na primeira semana mais de 20.000 cópias, e não só, o álbum de vídeo consegui também entrar em grandes tabelas, como a Billboard[65], obtendo grandes resultados, sendo apenas o primeiro DVD lançado por Rihanna.[66] Tendo sido também nomeado para o 51º Grammy Awards na categoria de "Best Long Form Music Video". [67] O álbum de vídeo foi classificado com quatro de cinco estrelas possíves, pela AllMusic, o álbum de vídeo tem um tempo aproximado de noventa e cinco minutos de duração.[68]
Edição Live
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Good Girl Gone Bad: The Remixes
Rihanna lançou em Janeiro de 2009 o álbum de remixes a partir do álbum original, Good Girl Gone Bad, intitulado Good Girl Gone Bad: The Remixes. O álbum contém remixes, nunca lançadas antes.[69] São faixas de rádio editadas[70] faixas como Umbrella, Disturbia e Don't Stop The Music com mistura Dance, editado nos EUA, correndo alguns países da Europa, incluídas num álbum que já entrou em três paradas da Billboard, entrando directamente para a posição #106 da Billboard 200.
A álbum recebeu boas críticas da AllMusic[72] e do canal televisivo VH1[73], fazendo referência à qualidade dos remixes que o álbum contém, lançado a partir do original, outro ponto que é referenciado, devido à pouca frequência.
Edição The Remixes
- "Umbrella" (Seamus Haji & Paul Emanuel Remix) - 3:58
- "Disturbia" (Jody den Broeder Remix) - 3:51
- "Shut Up and Drive" (The Wideboys Remix) - 3:39
- "Don't Stop the Music" (Jody den Broeder Remix) - 3:10
- "Take a Bow" (Tony Moran & Warren Riggs Remix) - 4:02
- "Breakin' Dishes" (Soul Seekerz Remix) - 3:19
- "Hate That I Love You" (K-Klassic Remix) - 3:58
- "Question Existing" (The Wideboys Remix) - 3:40
- "Push Up on Me" (Moto Blanco Remix) - 3:29
- "Good Girl Gone Bad" (Soul Seekerz Remix) 3:28
- "Say It" (Soul Seekerz Remix) - 4:20
- "Umbrella" (Lindbergh Palace Remix) - 3:54
Histórico do lançamento
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Produtos relacionados
Para além do álbum conjuntamente na sua venda, um poster exclusivo do álbum[79] , a CoverGirl, com o lançamento de Umbrella e do álbum, viu a possibilidade de associar à imagem dos lançamentos, a empresa de cosméticos. Assim a cantora durante o lançamento oficial do álbum, e durante o videoclipe do single "Umbrella", usou a nova gama de batons lançados pela empresa.
Após Umbrella ter batido recordes nas paradas britânicas, foi também a inspiração de um produto lançado pela cantora, por influência do público, uma colecção de cinco guarda-chuvas personalizados.
Créditos
Good Girl Gone Bad atribui os seguintes créditos:
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